Cuidar da mente e das emoções faz parte do compromisso de formar alunos mais atentos e equilibrados, preparados para viver o presente e os desafios do futuro com mais consciência.


Por isso, Mindfulness está presente no cotidiano da Aubrick desde a Educação Infantil até os Anos Finais, convidando os alunos a se conhecerem melhor, respirarem antes de reagir e estarem mais atentos ao que vivem.


Estudos mostram que a prática de Mindfulness fortalece regiões do cérebro ligadas à concentração e à calma, como o córtex pré-frontal, e reduz a reatividade da amígdala, associada ao estresse. Não por acaso, desde 2023, a prática passou a fazer parte do currículo obrigatório de todas as escolas públicas de Nova York.


Ao longo do ano, o programa desenvolve cinco habilidades para a vida — foco, presença, empatia, equilíbrio emocional e mente saudável —, sempre com linguagem e propostas adequadas a cada faixa etária. Após receberem formação em Mindfulness para Ambiente Educacional, os professores da Aubrick aplicam, no cotidiano, essas práticas embasadas em neurociência e que ajudam os alunos a exercitar essas habilidades dentro e fora da sala de aula.


Na Aubrick, os resultados podem ser sentidos no cotidiano escolar. Em uma avaliação recente, 63% dos alunos do EFAF disseram sentir-se mais calmos após praticarem Mindfulness, 50% mais focados, e 57% perceberam melhora no sono e na ansiedade. Um deles resumiu assim: “Antes eu achava que Mindfulness era só para relaxar, agora sei que ajuda a focar, lidar com a pressão e até me acalmar em jogos.”


Outro compartilhou: “Eu tenho muita ansiedade e acho que o Mindfulness me ajuda.”


Esses efeitos também são observados pelos educadores. Para Patrícia Torres, coordenadora do Y1 e Y2,
“A prática de Mindfulness tem um papel bastante importante no Ensino Fundamental. O desenvolvimento de foco, atenção, concentração e regulação emocional propicia um ambiente melhor de aprendizagem, especialmente no período da tarde.”
O professor de Ciências e Dialogs, Cristiano Guastelli, destaca que o interesse dos alunos cresceu: “As evidências científicas de Mindfulness me chamaram muita atenção, e os alunos estão pedindo, principalmente antes das provas — tem sido muito significativo.”


Além dos alunos e das turmas, o impacto também se reflete na equipe docente: após a formação, os professores relataram sentirem 14% menos preocupação com o passado e o futuro e um aumento na sensação de paz interior, além de maior autoestima e ganhos emocionais.


Com essa iniciativa, a Aubrick reafirma seu compromisso com uma educação que equilibra excelência acadêmica e bem-estar, convidando cada aluno — e cada educador — a estar mais presente, mais conectado e mais inteiro, dentro e fora da sala de aula.